Por Daniele Carvalho
Pescar para muitos é uma diversão, mas para os moradores de Siribinha na Bahia é o principal meio de sobrevivência das famílias. Eram cinco horas da manhã deste domingo quando os jovens pescadores saíram para a sua atividade costumeira “pescar”. Munidos de uma rede de arrasto de 90m a bordo de uma jangada, Carlos Henrique, Carlos Silva anos, Cosme Sousa, Eduardo Souza, Fábio Conceição, Lucas Silva, Jilvan Paiva e Reinan Silva partiram para o Góis no Rio Itapicuru. Foram quatro lances segundo Reinam, mas só no ultimo a surpresa. Mais de 160 robalões em torno de 300 kg caíram na rede. A atividade corriqueira para a região surpreendeu pescadores, turistas e moradores e entrou para a história da comunidade como a maior pescaria de robalões já registrada no litoral. O robalo é considerado um dos melhores peixes pelos consumidores e o kilo custa de 12 a 15reais.Segundo Fábio, nos primeiros lances eles pegaram apenas algumas “xiras” e “garapaus” e já estavam desanimados. Resolveram então dá o último lance, quando sentiram alguns peixes tocar a rede e para a surpresa de todos, um cardume malhou na rede. Carlos Silva conhecido como Serginho diz que a vitória da pescaria foi um presente de Deus. “Tudo vai da fé, pescaria é fé e perseverança, o sacrifício valeu a pena”, declara Serginho emocionado com a quantidade de peixes. “Foi um momento de muita euforia e comemoração para todos, a galera toda gritando foi lindo de mais. Tinham vários peixes pulando imaginei que tinham alguns robalos e para minha surpresa foi essa pescaria maravilhosa, êta Réveillon gordo danado”, conta Reinan contente com a grande pescaria.O proprietário da rede José Batista Conceição conhecido como Viçoso comemora o presente de Natal e Ano Novo. Ele costuma pescar junto com os meninos, mas na hora dessa grande pesca ele não estava tinha ido ao mar vigiar as redes.A família toda participa da atividade cada um faz uma coisa, enquanto Viçoso pesava os peixes para vender, a filha Vanessa Silva anotava tudo, segundo ela mais de 200 kg já tinham sido vendidos.Turistas e curiosos foram à casa dos pescadores para contemplar os peixes e também garantir uma parte para a ceia do Réveillon.
Siribinha fica no Litoral Norte da Bahia a 170 km da capital Salvador, é conhecida pela bela praia de águas cristalina e por ter sido um dos cenários da Novela Tiata da Rede Globo.A atividade pesqueira em Siribinha é legalizada e é o principal meio pelo qual o povoado sobrevive.
Siribinha fica no Litoral Norte da Bahia a 170 km da capital Salvador, é conhecida pela bela praia de águas cristalina e por ter sido um dos cenários da Novela Tiata da Rede Globo.A atividade pesqueira em Siribinha é legalizada e é o principal meio pelo qual o povoado sobrevive.
O Movimento dos Sem-Terra (MST) monta seu acampamento no centro de Paris em comemoração de seus 25 anos de existência.

A cidade do Rio de Janeiro é a candidata favorita em uma disputa acirrada entre Tóquio, Chicago e Madri a sediar as Olimpíadas de 2016. No dia 2 de outubro nesta sexta - feira o mundo conhecerá a capital vencedora, e os brasileiros estão torcendo pela cidade ‘maravilhosa’. O Comitê Olímpico Internacional (COI), em sua visita ao Rio de Janeiro em maio deste ano, elogiou a receptividade dos cariocas e a intenção de usar o evento como ferramenta de transformação e inclusão social.










Parece loucura, mas um grupo de evangélicos invadiu a Avenida Presidente Vargas, e começou a pregar o evangelho de Jesus em pleno Carnaval durante o desfile das Escolas de Samba, na Marquês da Sapucaí nesta segunda e terça-feira. Aliado a peças teatrais, dança, capoeira e muita música arrancou aplausos da platéia que assistia aos desfiles das escolas do grupo Especial. Enquanto se dirigia a Chamada “base” concentração da “Acadêmicos do Resgatão”, em frente ao Terreirão do Samba na Sapucaí, o grupo arrastou foliões que se encantaram com os louvores. Em meio ao barulho dos fogos e da euforia, a multidão gritava “há eu sou de Cristo!” Embalados pela bateria “Impacto 100” em ritmo de samba atraiu olhares e seguidores. O público pode assistir a peças que faziam alusão ao sacrifício de Jesus na Cruz para salvar o homem dos seus pecados, e também participar de uma Roda de Capoeira. Para muitos religiosos o período do Carnaval é um momento para fazer retiros espirituais e assim se abster da chamada festa da “carne”