quinta-feira, 30 de abril de 2009

Rio: um forte candidato a sediar as Olimpiadas 2016

Desde segunda os membros do COI - Comitê Olímpico Internacional estão no Rio de Janeiro, para avaliar a cidade, as futuras instalações Olímpicas e verificar se tudo está de acordo com o dociê apresentado para a candidatura do Rio às Olimpíadas de 2016. A comitiva do COI se reuniu na manhã desta quinta-feira como COB - Comitê Olímpico Brasileiro, também participou da coletiva a ministra da casa Civil Dilma Rousseff e o Presidente do Banco Central, Henrique Meireles. Agora a tarde é esperada a presença do Presidente Lula.
Esta é a quarta vez que o Brasil se candidata para organizar os Jogos Olímpicos, mas em nenhuma das oportunidades anteriores às candidaturas chegaram à fase final. Da última vez, os problemas nas áreas de segurança e infra-estrutura foram apontados como principais obstáculos à intenção brasileira. O comitê, que já passou por Tóquio, Madri e Chicago, elogiou a receptividade do Rio. Se for escolhido será a primeira cidade da América Latina a sediar os Jogos Olímpicos.
Uma reportagem exibida hoje pelo RJ TV mostrou que os cariocas estão entusiasmados com a idéia, por causa das mudanças que geralmente acontecem nas cidades que sediam uma olimpíada. Contudo é lamentável que os governantes precisem de estímulos de eventos como este, para começar a pensar em melhorias para a população.

Um comentário:

  1. É claro que uma olimpíada seria muito importante aqui no Brasil, mesmo que não fosse no Rio. O evento poderia gerar muitos empregos e até mesmo colocar a cidade em patamares maiores. Contudo, é preciso questionar se o Rio realmente tem condições pra isso, pois fatores como a violência, problemas de infra-estrutura e a falta de transporte eficiente são alguns problemas. É claro que se fosse em outras cidades, talvez o problema fosse o mesmo. No entanto, é importante reconhecer que o Rio é uma cidade convidativa e capaz de receber muita gente para os jogos.

    ResponderExcluir