Muitos brasileiros não foram a Hollywood, mas estão eternizados na “Calçada da Fama de Ipanema” na Rua Vinicius de Moraes, Zona Sul do Rio de Janeiro. A calçada existe desde 1969, porém só nos últimos anos ganhou um novo projeto idealizado pelo professor Carlos Alberto Afonso. O projeto conta com cerca de 500 placas originais feitas com argila e cimento onde são gravadas as mãos de artistas e pessoas que contribuíram e contribuem para a cultura brasileira.Segundo o idealizador, a “Calçada da Fama de Ipanema” é um sonho realizado. “Foi muita luta para conseguir as placas mais antigas que estavam em posse de outra pessoa, paguei um valor muito alto na época, mas hoje o resultado desse esforço é inenarrável, é uma alegria um prazer muito grande”.Conta Carlos Alberto.As placas originais das famosas mãos como as de Maria Bethânia, Os Mutantes, Elis Regina, Vinicius de Moraes, Elizete Cardoso, Chacrinha, Pixinguinha, Juca Chaves, Tônia Carrero, Sérgio Cardoso, e outras produzidas ao longo de mais de três gerações hoje estão guardadas no museu da Toca do Vinicius em Copacabana e serão exibidas como monumento nas ruas de Ipanema.
Boa noite,
ResponderExcluirSou estudante de Petróleo e Gás-Senai de Salvador-Ba, já sabia da existência deste calçadão da fama de Ipanema.
É importante para que sejam lembradas estas pessoal que passaram por este mundo e acrescentaram notável riqueza a cultura brasileira, entendo que monumentos como este servem para que os torne mas próxima de nós.
Matérias como esta aguça a vontade de conhecer de perto tais importante monumentos.
Gostaria de saber se Daniele Carvalho posta informações a respeito do mercado de Petróleo e gás, interesso-me pós estou para me formar em abril.
Agradeço sua atenção, Aguardo retorno. nalzi_santos@hotmail.com